skip to Main Content

O pão velho nosso de cada dia

Pão amanhecido, pão dormido, pão velho e até pão duro, sempre tem um deles em casa. Afinal, como todo mundo ama um pão fresquinho, ou até melhor, quentinho, saído do forno na hora, é fácil sobrar algum.

Aproveitar os pães que sobraram é moleza. Eles são os ingredientes principais de muitas delícias que vão agradar e alimentar você e sua família.  Praticamente todo tipo de pão pode ser aproveitado, portanto, nada de desperdício do pão nosso de cada dia. 

Importante: 

  • Não deixe o pão por dias em saco plástico, isso produzirá fungos e ficará embolorado, aí é lixo.
  • Se quiser que o pão amanhecido fique duro, para fazer farinha de rosca ou croutons, deixe em saco de papel sem plástico.

Vamos a alguns exemplos de como aproveitar o famoso pão velho:

Farinha de rosca (para empanar peixes, carnes, aves e legumes): Use pão duro, corte em pedaços e leve ao forno por 10 a 15 minutos. Retire e triture no liquidificador ou processador. Se preferir, passe em uma peneira fina. Pode acrescentar ervas finas, alho em pó ou outros temperos.

Bombocado de pão velho: Bata no liquidificador 2 copos de leite, 2 copos de açúcar, 3 ovos e 50 gramas de coco ralado (½ pacote).Corte 4 pães franceses em fatias. Unte e enfarinhe uma assadeira e coloque a primeira camada de fatias de pão amanhecido, despeje uma parte do líquido sobre eles. Repita o processo. A última camada deve ser de líquido, finalize com o restante do coco ralado. Leve ao forno a 180 graus por 30 minutos ou até dourar. Consuma quente ou gelado. 

Bruschetta de pão amanhecido: Pode ser feita com qualquer tipo de pão que não seja adocicado. Numa assadeira, disponha fatias de pão amanhecido e as pincele com azeite. Sobre elas coloque mussarela, tomate picado (sem pele e sementes), orégano (ou outras ervas), regue com pouco azeite. Leve ao forno (180 graus) até derreter bem a mussarela. Sirva quente.

Delícias hein! E ainda pode fazer croutons, torradas temperadas, pudim de pão e outras delícias.

A Marco’s Padaria Gourmet tem pão francês quentinho várias vezes ao dia. E tem também vários outros tipos de pães. Aproveite! E se sobrar pão, que ótimo, faça uma delícia com ele.

 

Back To Top
Precisa de ajuda?