skip to Main Content

Uma celebridade nas padarias do Brasil: o pão francês

Quentinho, fresquinho, puro, no sanduíche, recheado, torrado,  moreninho ou mais branquinho… hummmm ele é uma delícia! 

Não conhecemos a origem exata desse pão que é uma paixão nacional e que é nacional, tipicamente brasileiro. 

O que se sabe é que no início do século XX era moda a elite viajar para a Europa, e trazia para a viagem de volta um pão que compravam em Paris, pequeno, de massa um pouco escura e de casca dourada  

Por volta de 1910, chegando ao fim da era Belle Époque (Bela Época), período conhecido como período de cultura cosmopolitana na história da Europa, iniciado com o final da Guerra Franco-Prussiana (em 1871) e que durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial (em 1914). Bem aí, nessa época de paz, otimismo e avanços tecnológicos, é que os brasileiros tentaram copiar e produzir o pão que a nobreza conheceu na França.

Porém, os padeiros brasileiros acrescentaram um pouco de açúcar e gordura na massa. E o “pão francês” recebeu esse nome porque ele era o resultado da tentativa de reproduzir uma receita francesa. Podemos entender como uma referência ou até como uma  homenagem.

O pão francês como conhecemos não tem nada a ver com o original, pois além do açúcar e a gordura que foram acrescentados à receita original, também passamos a usar farinha branca. Então, o pão francês é um outro pão, é brasileiro.

É uma celebridade, esse pão!

Esse pão é mesmo tão amado que ganhou uma data especial aqui no Brasil, o Dia Nacional do Pão Francês, o dia 21 de Março. E também ganhou uma homenagem global, o Dia Mundial do Pão Francês que é o dia 16 de outubro. 

Recebeu muitos apelidos nos estados brasileiros: pãozinho, pão careca, pão d’água, cacetinho, pão de sal, carioquinha…

Claro, tentam reproduzir, mas o pão francês do Brasil é um dos melhores do mundo. 

Só não ama esse pãozinho, quem nunca o provou. E quem sente o cheirinho de pão francês saindo do forno, fica doido por ele.

A Marco’s Padaria Gourmet libera várias fornadas ao longo do dia, facilitando a sua vida, pois sabemos que você  ama pão francês fresquinho, quentinho, crocante por fora e fofinho por dentro.

Hummmm, que vontade de um pão quentinho!

Back To Top