skip to Main Content

Volta às aulas: lanches gostosos e nutritivos

Depois de praticamente um ano que as crianças e adolescentes estão fora das escolas por conta dessa pandemia, há agora uma tentativa de aos poucos retornarem. 

Preparar o lanche das crianças em casa ou a lancheira que elas levarão para a escola, pode ser algo simples e prático se você tiver pensado nisso antes. Se não pensou, é possível que esse lanche esteja sendo mal elaborado.

Se com frequência seu filho em casa ou ao abrir a lancheira se depara com coloridos e metalizados pacotinhos de biscoitos e salgadinhos industrializados, cheios de gordura saturada, e caixinhas divertidas de refrescos com corantes e conservantes, você precisa parar e repensar esse lanche. 

Todos querem que as crianças e jovens tenham nutrientes adequados e que sejam capazes de lhes dar a energia, o vigor, a saúde e o bem estar necessários para todas as suas atividades divertidas e de concentração.

Do que as crianças precisam?

A alimentação das crianças precisa ser muito completo, pois elas precisam de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Também precisam de fibras e muita hidratação.

Como colocar essas coisas no lanche, especialmente na lancheira?

Colocar num lanche as propriedades citadas acima é fácil. É, acima de tudo, questão de atenção e de hábito. Vamos te dar umas dicas:

–  O ideal é que seu filho tenha uma lancheira térmica, capaz de manter a temperatura de sucos, frutas e outros alimentos que devem estar resfriados.

– Se é complicado fazer um suco natural todos os dias antes do seu filho sair para a escola, você pode congelar sucos concentrados em formas de gelo e colocar pedras desse suco na garrafa com  água. Quando chegar o momento de ele beber é só agitar um pouco e o suco estará pronto e ainda geladinho. A água de coco também é uma ótima e nutritiva variação.

– Substitua os salgadinhos industrializados por torradinhas que você faz com antecedência. É só cortar em pedaços bem pequenos quaisquer tipos de pães que tenham sobrado, espalhar na assadeira, colocar um fio de azeite sobre eles, polvilhar orégano (ou outra erva) e levar ao forno até dourar.  Isso é muito mais gostoso e não contém sódio em excesso, corantes ou conservantes. Para facilitar ainda mais a vida, você pode comprar essas torradinhas prontas na Marco’s Padaria Gourmet.

– Nada de biscoitos industrializados, os recheados são ainda piores, cheios de gordura saturada e conservantes. Em vez disso, quando você for à Marco’s Padaria Gormet comprar aquele pão quentinho, aproveite para levar para casa alguns petit fours que são muito mais gostosos e feitos de modo caseiro. Veja algumas sugestões que vão bem na lancheira: 

          – Goiabinha

          – Palmier

          – Sequilho de coco

          – Biscoito de café

          – Bolacha de nata

          – Bolacha de nata com cobertura de chocolate

– Considerando que a lancheira é térmica, como mencionado há pouco, você pode colocar iogurte ou garrafinha com leite (proteína) e salada de frutas (vitaminas, fibras, sais minerais).

– Se for colocar bolo, embale bem uma fatia de bolo sem recheio ou cobertura, e principalmente que não seja industrializado. Na Marco’s Gormet você já sabe, tem opções deliciosas e sem cobertura:

         – Bolo de fubá

         – Bolo integral de castanhas

         – Bolo de banana, linhaça (sem farinha)

         – Bolo de milho verde

– Os mini sanduíches também são uma ótima opção. No pão já tem carboidrato. No queijo (branco de preferência) e num patê de atum, por exemplo, há proteína. E nas rodelas finas de pepino e nas folhas verdes, se encontram as fibras e vitaminas. 

Esperamos que essas poucas dicas façam uma diferença positiva no lanche dos pequenos e dos crescidos. Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Back To Top